Conectividade ininterrupta, manutenção simples

Descubra como manter seu sistema
Starlink em perfeito funcionamento.

Conectividade ininterrupta, manutenção simples

Descubra como manter seu sistema Starlink em perfeito funcionamento.

Manutenção

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FAQ

Isso significa que você não está conectado ao roteador Starlink.

  • Verifique se o indicador de LED está iluminado, indicando que o roteador está recebendo energia.
    • Se ele não estiver iluminado, verifique se todos os cabos estão devidamente conectados e experimente usar outra fonte de alimentação.
  • Redefina o roteador de acordo com os padrões de fábrica e tente se conectar à rede Starlink. O nome da rede aparecerá como “STARLINK” ou “STINKY”.
  • Se você ainda não conseguir se conectar ao roteador, clique no ícone do polegar para baixo para enviar um tíquete de suporte e solicitar a troca.
  • Se você conseguir se conectar ao roteador Starlink, mas não acessar a internet, leia os textos abaixo para obter mais dicas de solução de problemas.

Se tiver qualquer problema durante a configuração ou o uso do roteador, você pode redefini-lo para as configurações de fábrica.

Aplicativo Starlink (recomendado):

  1. Conecte-se à sua rede Wi-Fi Starlink e abra o aplicativo Starlink.
  2. Toque em Configurações > Roteador > Redefinir para as configurações de fábrica.
  3. Arraste a barra deslizante para redefinir o roteador Starlink para as configurações de fábrica.

Observação: se o roteador Starlink não estiver associado à sua conta ou conectado à Internet, as instruções para realizar a redefinição manual das configurações de fábrica serão exibidas.

Redefinição manual das configurações de fábrica do roteador de 3ª Geração:

  1. Localize o botão de redefinição na parte traseira do roteador, entre as duas portas RJ45.
  2. Usando um clipe de papel (ou algo semelhante), pressione levemente e solte o botão de redefinição.
  3. A luz piscará rapidamente na cor branca quando você soltar o botão de redefinição, e lentamente na cor branca durante o processo de reinicialização (o processo levará alguns minutos).

Redefinição manual das configurações de fábrica do roteador de 2ª Geração:

  1. Desligue e ligue a Starlink (desligue o roteador da tomada e religue-o) 6 vezes consecutivas.
  2. O roteador levará alguns minutos para ser reinicializado e manterá o seu serviço interrompido até que você realize a configuração novamente. A luz na parte inferior do roteador deve acender quando a configuração estiver concluída.
  3. O roteador levará alguns minutos para reinicializar e você precisará se reconectar e definir um novo ID de rede e senha.

Além disso, se você tiver nós mesh Starlink conectados, será necessário restaurar a configuração de fábrica deles após a redefinição do seu roteador principal.

Rede mesh: redefinição manual das configurações de fábrica do roteador de 2ª Geração:

  1. Desligue e ligue a rede mesh (desligue da tomada e religue-a) 6 vezes consecutivas.
  2. Para reparar o nó, conecte-se à rede do seu roteador Starlink principal (e não à nova rede do seu nó mesh que será exibida após você ligá-lo)
  3. Abra o aplicativo Starlink. Depois de um a dois minutos, o aplicativo Starlink exibirá a notificação “EMPARELHAR NÓ MESH”.

Redefinição manual para as configurações de fábrica do roteador de 1ª Geração:

pressione levemente o botão na parte inferior do roteador até que a luz fique azul e solte.

Observações:

  • A redefinição para as configurações de fábrica usando o aplicativo Starlink não estará disponível se o roteador estiver no modo bypass.
  • O nome de uma rede Wi-Fi também é chamado de SSID. A senha da rede Wi-Fi também é conhecida como chave de segurança de rede, chave WPA ou senha WPA/SPA2.
  • O nome da rede pode aparecer como “STINKY” ou “STARLINK” nas configurações de Wi-Fi do dispositivo.
  • Não há luzes na parte frontal do roteador.

A colocação do roteador é fundamental para uma configuração bem-sucedida e uma conexão Wi-Fi forte.

Dicas para uma boa colocação:

Localização central: Seu roteador deve estar localizado em uma área central em sua casa, na área onde você usa seus dispositivos com mais frequência (celular, tablet, computador). * Superfície plana: Coloque seu roteador em uma superfície rígida e plana, como uma mesa, bancada, prateleira ou mesa de cabeceira. Superfícies que estejam a uma altura que corresponda a, pelo menos, metade da altura do cômodo são melhores do que no chão, se possível. O sinal é emitido principalmente ao longo do mesmo plano em que é colocado. * Espaço aberto: O roteador se comunica melhor quando não está em móveis fechados. Evite armários, consoles de mídia e guarda-roupas. * Posição vertical: Coloque seu roteador em sua base. Não o coloque ao lado. Se tiver problemas, verifique se o seu roteador caiu acidentalmente. * Poucas barreiras: A melhor conexão ocorrerá quando o seu roteador estiver no mesmo cômodo ou de1 a 2 cômodos de distância. Quanto mais fina a parede, mais longe o sinal pode chegar. Em casas mais antigas, que podem ter materiais de parede mais densos como gesso, é recomendado colocar os roteadores mais perto da porta (a madeira é menos densa). * Evite interferência: Tente evitar causas comuns de interferência dentro de casa, como os principais eletrodomésticos (micro-ondas, geladeiras), materiais espessos (metais, concreto ou tijolo) e outras fontes de interferência, incluindo luzes fluorescentes, outras redes Wi-Fi e conexões elétricas ruins. Tente colocar o roteador a pelo menos 6 metros dessas fontes.

  • Dispositivos antigos: Seu roteador WiFi6 coordena com outros dispositivos WiFi6 para reduzir a congestão e latência da rede. Produtos mais antigos podem não ser compatíveis com esses recursos e deixar sua rede lenta. Se necessário, tente mover os dispositivos antigos (WiFi4 e abaixo) para a banda de 2,4 GHz. Se possível, conecte um cabo Ethernet a um nó de malha próximo para obter as velocidades mais altas. Ferramentas no aplicativo Starlink*:
    • A ferramenta Range permite medir a força do sinal Wi-Fi da Starlink em tempo real enquanto você anda pela casa, além de gerar um relatório no final. Esta ferramenta pode indicar onde talvez seja necessário ajustar a colocação do roteador ou colocar um nó de malha.
    • A opção Teste de velocidade avançado permite testar diretamente as velocidades da sua Wi-Fi. Esta opção pode ser usada para determinar se sua velocidade de Wi-Fi é mais baixa do que seu Starlink pode oferecer. Além disso, funcionalidade de formação de feixes do roteador pode levar vários segundos para adaptar-se à sua posição, portanto, tente não mover seu dispositivo durante o teste.
    • A guia “Network” permite visualizar a força do sinal de cada um de seus dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi. Em Configurações, há uma opção para dividir as bandas de Wi-Fi. A banda de 2,4 GHz proporciona alcance maior, mas pode ter mais interferência do que a banda de 5 GHz. A banda de 5 GHz usa comprimentos de onda menores, o que dificulta ao sinal penetrar em paredes e objetos sólidos (encurtando o alcance), mas com menos interferência.

Isso indica que a antena está se reinicializando ou concluindo a inicialização.

  • Ligue e desligue a antena e espere pelo menos 20 minutos enquanto ela inicializa e adota a posição correta.
    • Verifique se a antena está em um local aberto e com boa visão do céu.
  • Se a placa continuar presa na inicialização, envie um tíquete de suporte do aplicativo Starlink. Os tíquetes enviados pelo aplicativo são enviados com informações mais detalhadas relacionadas à sua Starlink, ajudando-nos a diagnosticar e resolver seu problema mais rapidamente.

Isso indica que a antena está buscando satélites para se conectar.

* Para serviços estacionários, verifique se você se encontra no endereço de serviço da sua conta. * Saiba mais sobre o Starlink Mobile (Roam) aqui. * Ligue e desligue a antena e espere pelo menos 30 minutos. * A antena pode estar baixando uma atualização. * Se a antena continuar presa na “pesquisa”, envie um tíquete de suporte do aplicativo Starlink. Os tíquetes enviados pelo aplicativo são enviados com informações mais detalhadas em relação à sua Starlink, ajudando-nos a diagnosticar e resolver seu problema mais rapidamente.

Este alerta indica que há uma interrupção no serviço uma vez ou mais a cada hora devido às obstruções ou a alguma coisa que esteja no campo de visão da sua Starlink, como, por exemplo, uma árvore ou uma estrutura. Isso também pode indicar que a Starlink está com acúmulo de resíduos ou sofreu uma queda, mas isso é menos comum.

Dependendo do seu uso da internet, isso pode afetar mais ou menos a sua experiência:

  • Se você não estiver enfrentando problemas de desempenho ao usar funcionalidades básicas da internet, como navegar na internet, nenhuma ação será necessária e você pode ignorar este alerta. 
  • Se você estiver frequentemente usando aplicativos com um alto consumo de internet, como, por exemplo, jogos, que são mais sensíveis a pequenas quedas na rede, talvez você tenha que mover a Starlink para um novo local ou desobstruir seu campo de visão para ter uma melhor conectividade.

Baixe o aplicativo Starlink (iOS, Android) para verificar interrupções, obstruções, alertas e outras informações.

Roteador 1ª geração Starlink_V1_WiFi_Router
Luz do roteador Wi-Fi
  • A luz se encontra na parte da frente do roteador.
  • Luz branca estável = boa conexão com a Internet.
  • Luz branca piscando = procurando por satélites. Se o roteador não conseguir se conectar à Internet em 20 minutos, a luz ficará vermelha. 
  • Luz vermelha = Starlink não conectada.
  • Sem luz = não há energia para o roteador. Verifique a conexão do cabo com a fonte de alimentação.
Luz da fonte de alimentação
  • Duas luzes brancas estáveis = conexão elétrica adequada.
  • Uma luz branca acesa = verifique se tudo está conectado com segurança e se não há danos no equipamento ou nos cabos. 
  • Nenhuma luz acesa = Sem energia para a fonte de alimentação. Verifique a tomada e certifique-se de que esteja totalmente conectada.
Roteador 2ª geração/roteador mesh Starlink_V2_and_Mesh_Router_Back Starlink_V2_Router_Front
Luz do roteador Wi-Fi
  • A luz se encontra na parte de baixo do roteador.
  • A imagem na frente do roteador representa a “elipse de transferência orbital” da Terra para Marte. Não há luzes na parte frontal do roteador.
  • Luz estável = o roteador está recebendo energia.
  • Sem luz = o roteador não está recebendo energia. Verifique a tomada e certifique-se de que esteja totalmente conectada.
Luz da fonte de alimentação
  • N/D: a fonte de alimentação está integrada ao roteador
Roteador 3ª geração Starlink_Gen3_WiFi_Router
Luz do roteador Wi-Fi
  • A luz se encontra na parte da frente do roteador.
  • Luz branca estável = aparelho conectado à Internet. O aparelho se desligará após 1 hora.
  • Luz branca piscando = tentando se conectar. A luz ficará branca quando a configuração for concluída e o roteador estiver conectado à Internet. Ela, porém, ficará vermelha se o roteador não conseguir se conectar à Internet em 20 minutos.
  • Luz violeta = o roteador está no modo Bypass. O aparelho se desligará após 1 hora. Restauração de fábrica necessária para sair do modo Bypass.
  • Luz vermelha = não conectado à Internet.
  • Sem luz = não há energia para o roteador. Havendo uma conexão adequada, a luz se apagará após 1 hora.
Luz da fonte de alimentação
  • N/D: a fonte de alimentação está integrada ao roteador
Especificações

O modo Bypass é usado para cancelar o roteador Starlink e usar seu roteador de terceiros, diretamente com a Starlink.

Starlink Padrão (Retangular) com roteador Ger 2

O modo bypass desabilitará completamente a funcionalidade integrada do roteador Wi-Fi da Starlink. É necessário um adaptador Ethernet para usar este recurso.

Restaure as configurações de fábrica do roteador Wi-Fi Starlink para desabilitar o modo bypass.

Starlink High Performance e Flat High Performance com roteador Ger 2

Seu kit Starlink inclui uma opção de cabo para conectar a fonte de alimentação a uma entrada RJ45 externa, além de uma opção para conectar um roteador ou sistema de malha de terceiros.

Caso utilize seu próprio roteador ou sistema de malha, você terá que remover o roteador Starlink incluído e usar o equipamento de terceiros exclusivamente.

Starlink Padrão (Circular) com roteador Ger 1

Não há suporte para habilitar o modo bypass através do aplicativo Starlink. O roteador Starlink incluído pode ser removido e substituído por equipamentos de terceiros.

Roteador Ger 3

O modo bypass é suportado no roteador Starlink Ger 3. Restaure manualmente as configurações de fábrica do roteador Starlink Ger 3 para desabilitar o modo bypass.

Verifique se há obstruções

  1. Vá até o local desejado onde você gostaria de instalar o Starlink.
  2. No aplicativo Starlink, selecione “Verificar obstruções”
  3. Siga a experiência guiada para examinar o campo de visão do Starlink usando a câmera e estime quanto há de obstruções em seu local escolhido. O telefone deve estar posicionado o mais próximo possível da altura e da perspectiva do Starlink.
  4. Repita conforme necessário em vários locais.

Depois de usar a ferramenta “Obstruções”, o aplicativo exibirá a você quais obstruções estão no campo de visão da Starlink. O aplicativo também fornecerá uma visão geral do nível de serviço que você pode esperar para diversas atividades. Com base em seu caso de utilização, poderá decidir qual local é melhor para os seus objetivos.

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